Comunicado 6/2016

O STMETRO esteve hoje, em representação dos seus associados, em duas reuniões. Uma com o CA e a DOM e outra com a DCO.

DOM

A reunião com o CA e a DOM teve inicio às 11h00 e terminou às 16h05. Nela estiveram presentes pelo CA o Dr. Realinho de Matos, pela DOM o seu Director Eng Tiago Silva, pelos RH a sua Diretora, Dra Ana Maria Lopes e a Dra Adelaide Lopes e pelo STMETRO os Maquinistas Artur Fernandes e Luís Nunes.

O Dr. Realinho de Matos iniciou a reunião afirmando que numa lógica de valorização da empresa, pediu um levantamento aos vários planos de expansão da rede que estão inacabados. Disse reconhecer a existência de limitações de número de recursos humanos e deu sinais de disponibilidade para a admissão de trabalhadores assim que seja possível. No entanto foi alertando que nesta altura temos de saber viver com os trabalhadores que temos e que os horários estão adequados aos recursos humanos existentes.

As ORT’s referiram os mais de 40 maquinistas que saíram e não foram substituídos desde a data do último curso de maquinistas. Os vários protocolos que não estão a ser respeitados pela empresa na elaboração do mapa de férias dos Maquinistas e nos novos horários apresentados para as linhas Azul e Vermelha. Apresentaram também uma proposta de alteração das férias com o acerto das quinzenas. Foi unânime, por parte de todos, a necessidade de admissão de Maquinistas para repor os quadros.

O STMETRO chamou a atenção para a importância de sair da reunião com algo concreto para informar os trabalhadores e pediu abertura por parte da empresa, para introduzir as alterações sugeridas pelas ORTs. Salientámos ser necessário definir critérios para a marcação de férias de Inverno por parte dos maquinistas que não puderam cumprir as férias em Janeiro e Fevereiro. A continuar a presente situação (estar em serviço de reserva para ter férias) vai dificultar a marcação das mesmas.

O Diretor da DOM afirmou que vai existir reafectação de Maquinistas para a linha Azul e que brevemente será iniciado o processo de selecção. As ORTS sugeriram à empresa colmatar a falta de Maquinistas recorrendo temporariamente ao Trabalho Extraordinário. O Dr. Realinho de Matos finalizou a reunião manifestando disponibilidade para introduzir os contributos das ORTs para alterações no mapa de férias.

Em relação aos horários de exploração o STTM disse aceitar alterações nos mesmos e mostrou-se disponível para trabalhar em conjunto com a empresa na sua elaboração. A CT disse que em relação aos horários de exploração existiu sempre colaboração e que deve imperar o bom senso entre as partes.

Fim da reunião.

DCO

A reunião com a DCO teve inicio pelas 15h15 e nela estiveram presentes pela DCO o seu director Dr. Miguel Rodrigues e o Dr. Fausto, pelo STMETRO estiveram presentes os OC’s Carlos Santos e Carlos Macedo.

A reunião teve inicio com uma intervenção do Dr. Miguel Rodrigues a fazer um balanço da alteração ao modelo de guarnecimento das estações e a explicar que tinha alterado o critério de colocação dos AT’s, passando estes a guarnecer por escala as estações de 1ª prioridade. Disse não fazer sentido estarem sobrepostos com OC’s em estações de 3ª e 2ª prioridade. Serão no entanto deslocados sempre que haja necessidade e poderão fazer vendas sempre que a chefia entenda ser oportuno.

Iniciámos a nossa intervenção dizendo que apesar de não termos sido favoráveis (e de continuarmos a não o ser) ao encerramento de mais de metade das bilheteiras, isso não nos retirava o direito e o dever de reunir com a empresa para tentar encontrar soluções aos muitos problemas surgidos com esta alteração.

Assim, após termos exposto os problemas, obtivemos as seguintes respostas: -Relativamente à nossa sugestão de aumentar o numero de MAVT’s nalgumas estações que viram encerrados os postos de venda a DCO vai analisar a questão. -Relativamente à nossa sugestão de haver pelo menos uma MAVT por átrio a fornecer troco superior a 10 euros, a DCO vai analisar a questão. -Sobre o problema de Metropolitano de Lisboa aceitar todo o tipo de cartões (crédito, débito) para os passageiros fazerem o pagamento dos títulos de transportes fomos informados que o processo já se encontra em fase de elaboração dos contratos. -Relativamente aos terminais MB a DCO informou-nos que se encontram em teste novos terminais e que se estes forem fiáveis se estenderão ao resto da rede. -Em relação à informação que estava prevista ser distribuída aos utentes sobre o fecho dos postos de venda O Director da DCO assumiu ter sido um erro e que já estava em fase de resolução. -Sobre o pedido de alteração da informação “um cartão por pessoa” nas MAVT’s e da inclusão de uma descrição dos passes fomos informados que havia algumas dificuldades nesse aspecto mas que era para analisar melhor o assunto. -Alertámos para o facto de as estações termino deverem ser guarnecidas por dois elementos do ML e a direcção ficou de analisar a questão. -Relativamente aos cursos para OC em que já tinham sido seleccionados alguns AT’s, fomos informados que o processo se encontra nos RH para averiguação do interesse dos AT’s envolvidos. -Sobre a falta de material (economato) nas estações foi-nos dito que a situação seria resolvida para meados de Março. -Relativamente às letras que vão entrar novamente em vigor em 2017, perguntámos qual seria o critério para a atribuição das mesmas. Foi-nos informado pelo director da DCO que a aplicação das letras seria feita tendo em atenção as férias que os trabalhadores tiveram nos anos transatos mas que não iria ser dado seguimento às letras que os trabalhadores tinham por se encontrar muito desadequado das necessidades da empresa.

Fomos também informados que os trabalhadores podem fazer trocas entre si mesmo sendo de blocos diferentes.

A reunião terminou cerca das 17h00.

SÓ UM SINDICATO ISENTO PODE DEFENDER OS TEUS DIREITOS.

A Direcção

Lisboa, 23 de Fevereiro de 2016

Transferir